Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fieeeeesta




A cozinha mexicana sempre me trouxe boas memórias, as memórias de um Verão em que conheci os meus amigos mexicanos, e que fiquei completamente rendida a esta cozinha, que na verdade é muito mais do que aquilo que aparenta, e as memórias de jantares muito divertidos passados em torno desta mesma cozinha. Além disso é uma cozinha que traz uma enorme alegria e espírito de festa. Pode parecer estranho mas sempre achei que as cozinhas da América Latina trazem inscritas a cultura daqueles povos, nem sei bem explicar, mas parece que a própria comida transmite liberdade, descontracção, espírito de partilha para com aqueles de quem se gosta e um montão de outras coisas, penso que isto têm a ver com o facto dos indígenas e depois os próprios escravos, verem na sua cozinha uma maneira de liberdade de expressão, e todas as refeições que podiam ser feitas pelos mesmos e apreciada juntamente com os mais queridos transformavam-se por si em momentos de festa e de grande alegria. Pode parecer tudo uma grande fantochada, mas se pensarem bem não há um jantar ou almoço de comida mexicana, cubana ou mesmo brasileira que não se transforme em festa. Suponho que tem também a ver com o tipo de comida, é um tipo de comida do "povo" e não traz consigo qualquer despretensão, o que se reflecte nas pessoas que a comem num desprendimento de qualquer cerimónia ou amionosidade, o que traduz sempre num tempo muito bem passado, com um espírito de festa mesmo que seja a um simples jantar de dia de semana. 


A cozinha mexicana diz-se uma cozinha indígena com um toque espanhol. Do México pré-colombiano temos os ingredientes como o milho, o tomate, o feijão, os chilis o chocolate e a baunilha. Os conquistadores espanhóis levaram variadissímos animais, desde a cabra, ao cavalo, ao gado bovino, à galinha... e algumas especiarias como os oregãos e a canela. A alimentação dos astecas era rica em pratos à base de milho, como as tortillas que ainda hoje são à base da alimentação mexicana e que substituem, na maioria das vezes, o pão. Como na maioria dos países, a cozinha mexicana difere de região para região, sendo que no geral é uma cozinha à base de pratos de carne variada, muitos vegetais, o que dá muita cor aos pratos, e condimentos fortes (para além das tortillas já faladas). A cozinha que a maioria de nós entende como mexicana é a cozinha tex-mex, que foi adaptada também pelo sul dos Estados Unidos, devido à grande quantidade de emigrantes mexicanos que lá existe desde sempre. Com muita pena minha, não sei muito sobre a cozinha mexicana regional, a não ser que é mesmo muito rica e diversificada e que pela descrição dos meus amigos, devem passar a vida a comer, pois a quantidade de pratos que comem por dia é inimaginável. Uma coisa que me lembro, só para conseguirem ter uma ideia do que falo, e do que é uma cultura completamente diferente: em alguns sítios do México, a primeira coisa que comem de manhã é um caldo da cozedura de carneiro, que ficou a cozinhar a noite inteira para ficar tão tenro que quase se desmancha sozinho, e acham que este carneirinho vai ser o almoço?? Não, não é mesmo comido a meio da manhã que para o almoço a tradição é outra!!! Acreditem que existem coisas fantásticas, e é uma pena não haver muita informação sobre este assunto, mas eu pelo menos tenho a sorte de ter passado algumas tardes a ouvir contar sobre esta cozinha mais desconhecida, tardes estas, em que passava horas e horas com água na boca... E claro tenho a sorte também, de me terem ensinado o que é, e como se faz realmente os pratos mais conhecidos da cozinha mexicana (tex-mex)!!!




Nachos, quesadillas, fajitas, burritos, enchiladas... de certeza que já ouviram falar disto tudo, pois posso dizer que a base é a mesma, as tortillas  (eu bem disse) . As tortillas podem ser de milho ou de trigo, e podem ser fritas, assadas, grelhadas, só aquecidas, tostadas, basicamente o que quiserem. Começando do princípio temos os nachos, os nachos podem se comprar em pacotinhos no supermercado e são deliciosos, dizem vocês!!! E verdade. eu própria as vezes o faço, mas se tiverem um bocadinho de tempo cortem as tortillas em triângulos, e fritem (que é sem dúvida como ficam melhor) ou então coloquem um bocadinho no forno, ou grelhem (foi como fiz desta ultima vez) que é muito mais saboroso. 
Para acompanhar os nachos, precisamos de molhos. Os dois molhos mais clássicos são o guacamole, e o pico de gallo. O guacamole é muito simples, é só cortar em cubinhos, pequeninos o abacate, regar com sumo de lima para não oxidar,e ir desfazendo com o garfo até ficar quase uma papa, depois juntar tomate aos cubinhos pequeninos, coentros picados, uma alho esmagado, e temperar com sal, pimenta e tabasco (se quiserem podem juntar uma cebola picada mas não é obrigatório). O pico de gallo, é um molho que é utilizado para acompanhar todos os pratos, e consiste apenas em tomate, pimento e cebola roxa, tudo cortado em cubos o mais pequenino de possível, temperados com sumo de lima, sal, pimenta e cominhos. 






Os tacos são de uma massa diferente da tortilla à base de milho, e estes devem ser colocados um tempinho no forno para ficarem estaladiços. Normalmente são recheados com chili, mas desta vez resolvi inovar e recheei com camarão, abacaxi e coentros picados. Todos eles ingredientes bem mexicanos. 






As quesadillas devem ser recheadas com queixo creme, cebolinho e frango, e eu gosto de juntar sempre cheddar para ficar com sabor mais forte. Depois é só fritar num pouco de azeite até ficarem douradinhas. 




O chili é para mim o auge da cozinha mexicana, adoro tudo o resto, mas o chili..... é chili!! Quanto ao chili não existe grande receita a seguir, cada um faz mais ou menos consoante o seu gosto desde que tenha: carne picada (regada com tequila ou cerveja), feijão e cominhos. E claro que eu acrescento sempre mais um montão de coisas incluindo milho, que adoro e acho que fica mesmo bem... se bem que se os meus amigos soubessem davam-me um tiro, porque ao contrário do que possamos pensar, o milho típico da alimentação mexicana é não é o nosso milho doce, e não havia nada que eles mais odiassem que este nosso milho (que eu adoro). 
O chili pode ser comido basicamente como quiserem, sozinho, com arroz, rechear tacos, rechear tortillas (fajitas), rechear tortillas e levar ao forno com queijo por cima a gratinar...  não há muitas regras desde que comam com verdadeiro espírito mexicano, isto é, muita alegria e descontracção, e sempre em espírito de fiesta!!






Para acompanhar não podem faltar as coronas e as margaritas.

Com vontade de ir para a cozinha??? E fazer um mega jantar mexicano???

Até breve e bons cozinhados mexicanos ;)

2 comentários:

  1. ai que fome com que eu fiquei Té...adoro comida mexicana!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Maria, acho que isso é bom sinal ;) a solução é fácil, é ir um bocadinho para a cozinha e trata-se logo do assunto ;)

    ResponderEliminar