Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Homemade American Style Food

Pancakes


Bagels


Já à cerca de mais ou menos um mês que aparecem milhões de bolos e bolinhos para o Halloween nos blogs americanos que costumo seguir!! Fico completamente parva com as coisas espetaculares que eles inventam, e tudo com um aspecto fenomenal!! Confesso que as festas americanas tem um efeito quase eufórico na minha pessoa! Acho mesmo graça, e ainda por cima é genial, aproveitar o Inverno com trinta mil festas (na verdade não são assim tantas: Halloween, Thanksgiven, Natal e passagem de ano), para obrigar toda a gente a sair de casa e a festejar e a ficar bem disposto, mesmo com um tempo em que só apetece ficar em casa!! É uma maneira diferente de ver as coisas, uma maneira mais positiva, não sei, mas acho que vivem o Inverno com tanta alegria, que só me apetece ir directa para Nova Iorque mal começa a chegar o frio!!! Mas continuando: com tanta maravilha que vi, e já que acho tanta graça a esta festa queria fazer alguma coisinha para o dia de hoje, mas acabei por me decidir, que em vez de me por na cozinha a inventar bonequinhos, por me de caneta na mão e escrever um pouco sobre a cozinha americana, que tanto gosto e que é muitas vezes incompreendida!!

È quase inevitável pensar em comida americana sem que nos venha à cabeça mega hamburguers, hot dogs, pizzas bem altas, batatas fritas e coca-cola, tudo comidinha bem gordurosa e pouco saudável.... mas a verdade é que nem tudo é assim!! A comida americana caseira original é, pelo contrário, bastante saudável!!!


Caeser Salad

A verdade é que como todos sabem com a globalização, o consumismo e emancipação das mulheres e etc. etc. veio alterar em muito os hábitos alimentares, principalmente deste país tão desenvolvido, o que realmente traduziu-se numa industria fortissima em comida pre-preparada e rápida, assim é muito normal as pessoas comerem fora, e se por acaso cozinharem serem refeições congeladas ou instantâneas... isto passa-se principalmente nas grandes cidades!!! No entanto, temos ainda muitas muitas muitas pessoas que fazem uma comida saudável e caseira! E como os americanos são muito ou 8 ou 80, na sua maioria, os que não compram refieções instantaneas e pre-preparadas levam tudo ao extremo, e fazem questão de cozinhar com os melhores e mais frescos ingredientes e fazer tudo tudo caseirinho! São verdadeiros foodies, como eles dizem. O que infelizmente não é acessível para todos os bolsos, pois um pacote para fazer 12 muffins custa cerca de 1 dolar, e se formos comprar os ingredientes todos separados acaba por custar muito mais dinheiro!! 



Bagel com Salmão fumado e cream cheese


Se começarmos a pensar tudo começa a fazer sentido: não é preciso ir muito longe, se pensarmos em filmes e séries vemos que as grandes cidades americanas, sejam elas quais forem, tem restaurantes de todos os tipos, pois os americanos, mesmo que não cozinhem dão muita importancia à comida, e o facto de tomarem as refeições tantas vezes fora, fazem com que a restauração americana seja absolutamente exigente, muito variada (e pondo de parte a fast food que ao contrário do que nós pensamos não é, pelo menos ainda, o que caracteriza a restauração americana), de grande qualidade, de facto os americanos com posses são capazes de ser em todo o mundo quem se alimenta melhor pois tem acesso aos produtos de todo o mundo e acesso as refeições mais refinadas que possamos pensar!!! 

Mas voltando à comida caseira... também podemos ir buscar as séries e filmes (apesar de não com tanta frequencia), ideias da cozinha americana caseira, para as girls é mais fácil se pensarem na Bree das Donas de Casa Desesperadas ou na Nora dos Brothers and Sisters e percebem logo do que eu estou a falar pois não podia haver um exemplo melhor, para todos os outros podem começar por se lembrar dos jantares do Thanksgiven, com um perú recheado, com molho de arandos e puré de batatas, que aparece sempre em todo o lado e tem um aspecto divinal..... já estão a perceber do que eu estou a falar??? Pois é, aquele peru que comemos no Natal, vem originalmente dos Estados Unidos, e é uma comida bem caseirinha!!! Mas não ficamos por aqui, por exemplo os Barbecues (BBQ) ou Churrascos e um sem fim de refeições que nos esquecemos de onde são originarias!!! 



BBQ ribs

A cozinha americana, como não podia deixar de ser, é um reflexo da origens imigrantes da população dos EUA. Como acontece sempre, os imigrantes levam as suas culturas e tradições e tentam adapta-las ao máximo às matérias-primas existentes. Mais tarde, estas tradições acabam por se dissolver um bocadinho, na maioria das vezes devido a constante convivência com outras culturas, o que acaba também como é obvio, por influenciar a vida destas novas pessoas, inclusive os habitos alimentares, sendo que apenas as melhores receitas e técnicas permanecem nos hábitos alimentares dos imigrantes. Excusado será dizer que com o passar dos anos acabam por passar uns para os outros e acabamos nesta cozinha americana. Temos então de herança dos ingleses, os deliciosos e tenros assados como o Roesbeaf, e muitos outros que deram origem a "novas" e muito apreciadas receitas como as BBQ ribs, Cordeiro em mostarda, muitas receitas de frango assado e muitas outras utilizando os mais diversos tipos de carne, de temperos e molhos, assim como de inumeros guisados. E ainda a cultura de pequenos almoços reforçados, e finalmente uma forte inspiração em muitos bolos. Dos africanos (assim como dos mexicanos) herdaram principalmente o gosto pela comida bem condimentada e picante que é bastante vísivel principalmente na comida do Sudoeste. Dos italianos, um gosto bastante vísivel pela Pasta, pelas pizzas que foram bastante "remodeladas", os bifes, mas principalmente a atitude perante a comida, de a apreciar e de trata-la com muito amor e respeito tanto na hora de a comer como na hora de a cozinhar, primando sempre por escolher os ingredientes da mais alta qualidade. A influencia italiana está mais presente do que pensamos, por exemplo a salada caeser que é das saladas mais conhecidas mundialmente, originaria dos EUA, tem forçosamente influencias italianas desde a utilização da alface romana ao parmesão, ainda temos o peperoni, conhecido mundialmente, também ele inventado aqui, sendo uma adaptação do italiano salami!!! Dos franceses herdaram principalmente o gosto pelo vinho!! Dos mexicanos a influencia é bastante vísivel principalmente no sul onde a comunidade latina é extensa e a comida é principalmente mexicana (sempre com leves adaptações). 


cinnamon rolls

chocolate mint cupcake

Peanut butter and chocolate chip cookies

Quanto à pastelaria e confeitaria, quase que tenho um ataquinho só de pensar, que aqui então as delícias são infindáveis!! Os americanos adoram adoram doces, e na sua maioria não passam um dia que seja sem comer um docinho (pondo de parte Los Angels, onde são quase maníacos com uma alimentação mega hiper super saudável, em que a alimentação é bastante identica à alimentação dos grilos, principalmente no que toca ao sexo feminino). No entanto, ao contrário de nós, não comem sobremesas, ou é raro comerem, mas comem ao pequeno-almoço, ou a meio da manhã ou a meio da tarde!! A pastelaria americana é riquisima, e mais uma vez não deviamos associar aos donuts gordurosos, às cupcakes carregadissimas de corantes e pasta de açucar, a que temos acesso aqui para estes lados, porque de facto é papenas uma pequena parte de uma pastelaria industrializada que tem muito pouco haver com a verdadeira!! Donuts caseiros, cupcakes caseiras, bagels caseiros com cream cheese e doce de morango, cinnamon rolls caseiros e outros bolinhos são mesmo maravilhosos!!! De certeza que já viram pelo menos em filmes uma Bakery, pequenina e queridinha que fazem um montão de bolinhos do género com um aspecto fantástico, e é mais por estes lados que temos que nos focar!! Temos ainda, aqueles ateliers de Bolos de Noiva e etc, assim altíssimos, cheios de cores (confesso que tantos corantes às vezes, fazem com que torça um pouco o nariz e que na minha opinião dê uma aspecto um pouco falso à coisa), mas que na verdade quando são bem feitos, são deliciosos, como por exemplo o Red Velvet Cake!!! Depois se quiseremos as nossas sobremesas ainda temos os Brownies, upside down pineapple cake, o NY cheesecake (o verdadeiro cheesecake, que é cozido e não tem comparação ao que nós estamos mais habituados), as tartes de mirtilho, de maçã, de limão merengada, de banana e manteiga de amendoin, de abóbora e sei lá mais, são tantas e tão boas que acho que o meu cérboro até bloqueia, só das memórias que trazem... todas com uma altura fantástica e um aspecto divinal!!


pumpkin pie

Red Velvet Cake


Enfim, a cozinha americana não tem limites, e por isso queria mesmo convidar-vos a procurar mais sobre esta cozinha americana espetacular, ou pura e simplesmente a estar mais atentos e deixarem-se levar por ela, porque acredietem é uma inspiração tremenda!!

Stracciatella Cupcake

Bons cozinhados e até breve ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário