Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Un petit peau de cuisine française (uma espécie de crónicas de viagem parte II)





A primeira ideia que eu penso, e que a maioria das pessoas têm relativamente à comida francesa, não podia ser a mais semelhante às minhas primeiras refeições desta viagem, neste país. A verdade é que tal como a maioria das cozinhas está é também uma cozinha que difere muito de região para região que segundo diversas influêncuias assume diferentes e variadas formas e sabores. A cozinha francesa é portanto muito rica, não só em termos de ingredientes mas principalmente em termos de técnicas, pois como sabemos a cozinha francesa foi ao longo dos anos sofrendo uma evolução, passando por diversas fases que são ouvidas nos dias de hoje por todo o lado!!!



Saint Jean de Luz


Saint Jean de Luz

O tema da cozinha francesa não podia ser mais complexo e cheio de opiniões contraditórias, como tal é um assunto que se pode tornar bastante complicado, o que faz com que não me estenda muito na sua teoria pois iria dar com certeza para escrever artigos pelo durante um ano inteiro!! Assim muito resumidamente a cozinha francesa têm uma divisão bastante vísivel em termos regionais sendo que cada uma tem os produtos mais típicos da mesma, tentando sempre ao máximo tirar o partido dos mesmos e da natureza envolvente, e foi elaborada de acordo com diferentes influências geográficas e culturais, por exemplo a cozinha da provença da qual falaremos com mais calma no próximo artigo, é rica em legumes e fruta devido aos seus longos campos e pomares e sofre de muitas influências italianas, enquanto a norte as influencias alemãs são bastante vísiveis e assim sucessivamente. Enquanto falamos desta cozinha mais regional estamos a falar de cozinha de terroir. O que é facto é que a cozinha francesa sempre teve grande prestigio mundial, e Paris foi considerado durante muito tempo como a capital da boa comida e dos bons restaurantes visto os franceses terem de facto um grande gosto em apreciar boa comida. A cozinha burguesa, por instantes, está relacionada com os pratos tidos como clássicos, com molhos fortes e associada a técnicas complexas, uma cozinha muito apreciada principalmente pelas classes mais altas, mas elaborada unicamente em dias de festa! Por fim a nouvelle cuisine, críticada por muitos* tentando explicar brevemente, foi um aligeirar da cozinha burguesa com a utilização de tecnicas do mundo inteiro, elaborando uma cozinha mais rápida, utilizando molhos mais leves, servindo porções menores e tornando-a mais refinada, e sejam as críticas quais forem o que é facto é que foi uma evolução muito importante na cozinha mundial!!


Agora que já fizemos uma introduçãozinha desta cozinha, fechem os olhos e voltem ao príncipio, quando pensam em comida francesa, pensam em realmente o que? Eu sei que isto depende muito das experiencias, educação e cultura de cada um, mas mesmo quem sabe imeeeeeeeenso sobre cozinha francesa eu acho que as primeiras comidinhas de que a maioria das pessoas pensam estão mais ou menos dentro do mesmo!!

A primeira refeição foi um jantar em Biarritz!!! O que foi?? rápido, rápido, rápido??!!!?? Crepes!! Nã é obvio? Faltou a sopa de cebola gratinada com pão, mas acho mesmo que é dos pratos que mais caracterizam esta cozinha. 




Macarrons


Não sei se alguém já foi à linda e espectacular cidade de  Biarritz, que deixa tudo de boca aberta, não está situado propriemente na zona mais propícia a crepes, pois esta é mais para o norte, para os lados da Bretanha, mas há que ter  alguma sorte e encontramos uma creperie bem tradicional onde comi os melhores crepes da minha vida!! Não é novidade nenhuma que os crepes podem ser salgados ou doces, e que o objectivo é serem o mais fininho de possível... pois estes eram bem bem fininhos, chegando mesmo as pontas a serem crocantes!! Tradicionalmente os crepes eram feitos de trigo sarraceno, e hoje em dia é muito díficil de encontrar quem o use e siga a verdadeira receita tradicional, mas parece que nós encontramos mesmo o sítio certo!! Os crepes escolhidos foram á base de...... Queijos, claro!! Algo mais típicamente francês? A acompanhar o jantar, há que ser um bocadinho mais original, os vinhos franceses são mais que conhecidos pelo mundo inteiro, o champagne nem vale a pena falar, e com uma noite muito quente, em que o que apetecia era mesmo uma bebida bem fresquinha e ligeiramente ácida tal e qual  champagne, mas também mais baratinha, opta-mos por uma cidra, já exprimentaram?? È bastante diferente da espanhola a que estou mais habituada, que é doce e tem muito pouco alcool, está é mais cítrica e sente-se bem as "borbulhas"!! È sem dúvida uma bebida ideal para dias quentes!!



Crepe

Crepe

Cidra


O pequeno almoço foi tomado em Guetary, e para culmatar a estraordinária vista de mar esta refeição maravilhosa mais uma vez traduz para mim a comida francesa!! Baguetes, croissants, pain au chocolat e outras vinnoiseries (pequenos bolinhos à base de massa folhada servidos especialmente ao pequeno almoço)!!! Ainda à acrescentar temos uma enorme variedade de queijos e confitures (compotas)!!  Pode não ser um pequeno almoço tão rico e complexo como o inglês ou americano, bastante mais simples mas também muito mais refinado e acreditem que há pouco que se iguale!!

Guethary



Croissants

Viennoiseries

Confitures


E para acabar este artigo não posso deixar passar uma terrinha pela qual passamos no dia anterior, já em França!! Sant Jean de Luz, é uma antigo porto pescatório que é, correndo o risco de parecer as minhas tias, "de se comer", é talves a vilazinha mais apetitiosa que já vi!! E toda ela cheia cheia de pequenas patisserie, boulangerie, viennoiseries e vendedores ambulantes a vender os mais diversos bolos e doces, uma autentica perdição!! Devo dizer que resisti, e também que me arrependi!! Mas a verdade é que a variedade é tanta, que a escolha é díficil, se virmos por exemplo os beignets (como se ve na fotografia) eram juntamente com os gateaux basques, talves os bolinhos que se via mais a venda, isso pode ajudar logo a decidir, mas a verdade é que até escolhendo os beignets as decisões não acabam pois ainda existe váriados recheios de fruta por onde escolher!! Os bolos franceses são relamente qualquer coisa, e eu não podia mesmo deixar de falar sobre os mesmos neste artigo, pois enquanto para cozinha tive a estudar um semestre inteiro sobre a cozinha provençal, para pastelaria tive um semestre inteiro a estudar a cozinha francesa, por isso confesso que foi muito interessante ver muitos dos bolos e doces que até lá tinha apenas visto em fotografias!! A pastelaria francesa para além de todas as diferenças regionais tem uma pastelaria muito refinada inventada nas cortes e posteriormente em Paris, as suas tecnicas são utilizadas hoje em dia em todo o mundo na confecção de receitas novas e antigas, e muitas das suas confecções são tão famosas que são possíveis encontrar nos quatro cantos do mundo!!


Beignets

Gateaux Basques

Patisserie/ Sucrerie em Saint Jean de Luz

Patisserie/ Sucrerie em Saint Jean de Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário