Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

Colecção Outono-Inverno


Confesso que já ansiava por este dia já à muito!!! Acordei com o som das árvores em grande agitação com a ventania que passava e não pude evitar um sorriso enorme!! Acho que finalmente posso dizer: É Outono!! Sempre tentei dar particular importância às coisas pequeninas do dia-a-dia, e quando penso em Outono, as ideias de tardes passadas no sofá, enroladinha em mantas, a ver filmes, a ler, ou noites passadas em frente à lareira com copinho de vinho tinto... fazer as coisas mais simples, mas muito aconchegantes, descontraídas, confortáveis... não sei sempre foi uma coisa com a qual identifiquei a esta altura do ano!!! É claro que adoro o Verão, como a maioria das pessoas, e sei que estão todos muito triste por estar chuva e tal e tal, e que vão dizer que os programas aconchegantes e relaxantes também se podem fazer no Verão e etc, que o Verão é muito mais alegre e muitas outras teorias identicas.. !! É tudo verdade, mas pura e simplesmente há duas maneiras de ver a vida, ver pelo lado bom ou pelo lado menos bom.. e eu tento sempre escolher o lado bom!  E o lado bom é que em primeiro lugar ninguém quer ou devia querer um Verão infindável, que já cansava e é preciso umas mudanças de vez em quando, e depois o lado verdadeiramente bom do Outono, são além destes programinhas, a colecção outono-inverno das cozinhas!!



Uma cozinha com a colecção Outono-Inverno tem que ser quente, não estamos a falar só de temperaturas, estamos a falar de cores e sabores!! Tem que ser aconchegante!! Normalmente é ligeiramente mais pesada que a cozinha da colecção Primavera-Verão, e com temperos mais fortes!!! Para mim, o que melhor caracteriza esta colecção, não é os alimentos desta altura, que quanto a eles falaremos em artigos próximos, mas o modo de os cozinhar, que é assar: lombo de porco assado, bacalhau assado, batatinhas assadas,  abóbora assada, castanhas assadas, frango assado, maçãs assadas, marmelos assados, cogumelos assados...!!! Não sei porque mas estes assados todos fazem-me sempre lembrar os Estados Unidos, não sei porque, talvez porque sejam parte crucial da alimentação norte-americana, talvez porque sempre tive o sonho de ir a Nova Iorque no Natal, e de certa maneira por tudo um bocadinho no mesmo saco quando toca a este assunto, ou simplesmente por andar a ver séries a mais e andar a ficar meia maluquinha!! Mas de uma maneira ou de outra, estas inspirações Norte-Americanas, levaram-me a fazer uma Pumpkin Pie (que aparece em todos os filmes e séries, principalmente na altura do Thanksgiving), para dar as boas vindas ao Outono!! E esta tarte morninha, de cores quentes, sabores intensos (abóbora, canela e gengibre), aroma aconchegante, não podia ter feito melhor o seu papel!! 


E agora, retiro-me, que com este cheirinho pela casa toda, com a chuva a bater na janela, e esta tarte fabulosa ao meu colo e uma chávena de chá na mão, é tempo de me ir enroscar no sofá a ver um filme!! Bom resto de Domingo!!!

Até Breve e Bons cozinhados ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário