Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

domingo, 9 de outubro de 2011

Verdadeiras inspirações


Primeiro que tudo queria pedir desculpa, já era suposto ter um artigo. Resolvi organizar-me e como tenho muitos temas que quero escrever, comecei a escolher quando é que ia por qual... a questão é que este tempo de Verão, fez com que altera-se os meus planos, porque acho que acaba por não se enquadrar. Assim estou a reorganizar tudo, fazer umas pequenas alterações, e isso acaba por demorar mais do que queria!!

Entretanto tenho passado muito tempo a ver filmes no you tube, sites e etc. de grandes chefes e grandes restaurantes e achei que devia partilhar algumas coisinhas!! Sempre achei que o mais importante da cozinha são as bases, o tradicional... e de certa maneira a simplicidade, a cozinha da mãe, a cozinha da avó, a cozinha do povo, mesmo se falarmos da cozinha do outro lado do mundo.... São as verdadeiras responsáveis por transformar os alimentos, como simples acto de subsistência, num ritual que incutisse prazer. São também, um exemplo perfeito que, por vezes, das técnicas mais simples podem surgir pratos maravilhosos... E sejamos sinceros, quando queremos saber um segredo sobre algum alimento, quando é a época melhor deste ou daquele fruto, qual é a melhor maneira de cozinhar aquela peça de carne, como se deve arranjar um determinado peixe e muitas outras coisas, não há ninguém que saiba melhor do que o agricultor, o pastor, o pescador e etc......, o que eu chamo as pessoas da terra. E isto, é regra também, em qualquer canto do mundo!!! Além do mais, por mais paixão que um Chef tenha pela cozinha, na minha opinião, é raro conseguir, mesmo assim, dar o toque especial que estas avózinhas dão, um toque que é de puro amor!!! E por fim, é certo e sabido, que qualquer Chef que não tenha as bases da cozinha, as bases criadas pelas avózinhas, não chega muito longe!!!

No entanto, como cozinheira existe outra parte de mim que não consigue deixar de ficar extasiada perante um grande Chefe, ou perante um prato de um bom restaurante.... Trata-se de uma cozinha completamente diferente, e de certa maneira não pode ser comparável!! Lembram-se quando éramos pequeninos e ficávamos completamente encantados quando víamos um mágico a fazer todos aqueles truques?? Pois bem, não é raro voltar a ter esse sentimento quando vejo um bom Chef a trabalhar, ou olhando mais pormenorizadamente, quando vejo um prato "de estrela michelin" a ser realizado.... a delicadeza com que tudo é realizado, é algo que me deixa sem palavras!!! E é um dos maiores incentivos e inspirações que pode haver, para mim, é sem dúvida ver o trabalho de todo um numero de Chefes absolutamente geniais que têm como objectivo mostrar o outro lado da cozinha!!!

Assim aconselho mesmo a perderem um bocadinho tempo e irem pesquisar no you tube por nomes de grandes Chefs como Thomas Keller, Heinz Beck, René Redzepi, Michael Richard, Alain Ducasse, Ferrán Adriá, Joan Roca, Massimo Botura, Santi Santamaria (não digo portugueses, não porque não os haja também geniais, mas porque já vão conhecendo), entre outros!!! E digam-me se também se sentem extasiados como eu!!

Por fim deixo, um videozinho dos muitos que vejo, de um dos meus Chefs preferidos, Heinz Beck, segundo ele, a receita de um prato muito simples, para poder ser reproduzido por todos os não profissionais de cozinha!! Está em italiano mas é fácil de entender, se tiverem dúvidas perguntei que ainda consigo entender a maioria!!!


Até Breve ;)
Bons cozinhados

P.S. Para que não entende, não concorda, não percebe ou não gosta esta cozinha "moderna" e todos os grandes restaurantes aconselho a ler este artigo.
Para quem gosta e quem não gosta, ler este.

Sem comentários:

Enviar um comentário