Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

domingo, 28 de agosto de 2011

O Verão e o Mediterrâneo

Não sei porque mas desde sempre que o Verão faz-me lembrar o mediterrâneo, não sei se pela costela de povo mediterrânico, não sei se é pelos anos que vive no Algarve quando era pequenina em que o Verão era sempre uma festa, não sei ser é pela dieta mediterrânica que se enquadra tão bem aos dias quentes, não sei se é apenas uma pura paixão pelas águas azuis do mediterrâneo e por todas as cidades e vilazinhas pitorescas que se situam na costa deste mar... mas a verdade é que desde que os dias começam a aquecer ele não sei da minha cabeça!!

È engraçado pensar que a maioria dos sítios onde eu adoraria viajar se situam à volta do Mediterrâneo, e que por acaso as melhores férias da minha vida foram passadas no mediterrâneo e que a melhor viagem da minha vida foi também a um país do mediterrâneo - à Croácia.... E agora fico muito contente por poder dizer que é já amanha que vou rumo a mais umas fériazinhas no mediterrâneo, a um sítio novo, que desde há muito queria ir - ao Sul de França!!

Por ironia do destino, o semestre que passou tive a fazer um trabalho sobre a cozinha Provençal e fiquei completamente apaixonada, não só pela cozinha em si mas por todo aquele envolvente...  

A região da Provença é pródiga, também, em receitas que fazem da culinária do Sul francês uma verdadeira obra-prima da gastronomia a nível nacional e internacional, considerada mesmo uma Meca de gourmets de todo o mundo. 
Afinal, para o povo Provençal, a comida é motivo de devoção e as famosas feiras de rua e mercados brilham sempre entre as actividades de lazer preferidas.
Caracterizada pelo uso constante de ervas aromáticas, hortaliças frescas – sublinhando estas notas aromáticas preferencialmente com alho e anchovas e com os seus diversos molhos - a chamada Cuisine du Soleil (Cozinha do Sol) da Provença costuma variar o seu menu de especialidades conforme os ingredientes típicos de cada estação. Tudo para que sejam sempre utilizados os legumes mais frescos, as frutas mais maduras e os queijos mais saborosos do Mercado. O resultado é uma cozinha colorida, rica em vitaminas, aromas e sabores sem igual. Além de ingredientes únicos na região, na Provença o estilo de vida e o conceito de alimentação são outros, pois os habitantes da Provença sabem lidar com esta riqueza culinária de uma forma claramente mediterrânica, dando particular importância a todo o ritual que rodeia a cozinha e a mesa, e pode-se contar com que se leve pelo menos duas horas para almoçar ou jantar, pois tudo é feito lentamente de modo a tirar o máximo proveito e prazer de cada garfada, debaixo de uma sombra num refúgio rural, ou num terraço abrigado. Os perfumes das paisagens complementam a refeição e desafiam o olfacto num jogo de sentidos que forma um círculo perfeito.
É este modo de vida que faz com que a cozinha Provençal seja tão especial, pois apesar de ser de uma riqueza extrema e uma qualidade inigualável, onde a palavra chave é frescura. É dado a cada ingrediente uma atenção cuidada, sendo sempre escolhidos e tratados um a um. Esta é uma cozinha caseira e familiar, onde as receitas e os modos de confecção são os mesmos desde há muitos anos, passados de geração em geração. É uma cozinha onde a simplicidade reina, e os valores e amor à própria estão sempre presentes, conseguindo assim, pratos magníficos, aproveitando ao máximo o que a natureza oferece e mantendo sempre uma cozinha típica e tradicional ao longo dos tempos. Uma atitude muito idêntica à dos seus vizinhos italianos, que durante muito tempo detiveram estas terras deixando por aqui influências não só nos modos de confecção, mas também neste modo de vida tão característico dos povos mediterrâneos.
A culinária mais autêntica da Provença exemplifica assim, o melhor da cozinha rústica, sendo simples, despretensiosa e sensata, utilizando da melhor forma possível os ingredientes da terra e do mar, verdadeiramente abençoada pelo clima da região e pela sua longa costa – que, apesar de ter sido a primeira cozinha mediterrânica a estar na moda, pode nos dias de hoje por vezes ser negligenciada, sendo considerada bastante frugal para palatos modernos e exigentes habituados às influências culinárias globais, que por aqui pouco ou nada influenciaram.

E assim espero vir de lá muito inspirada, cheia de ideias e pronta para partilhar tudo com quem quiser... Com muita pena minha penso que não vou ter acesso à internet durante a viagem, de maneira que não dá para fazer um relato diário da viagem como eu gostara, mas prometo que logo que chego ponho a par de tudo, posto muitas fotografias (para compensar os últimos artigos que tem sido só texto texto texto) e conto todas as experiências gastronómicas que tenham acontecido e outros conhecimentos adquiridos pelo caminho!!!

Até Breve ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário