Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curiosidades e Segredos do Chocolate

Este ano, como é o ultimo ano do curso, as aulas de pastelaria, vão ser na maioria à volta do chocolate!!! Acabei agora mesmo de chegar da minha primeira aula, que foi teórica, mas muito interessante! Como o chocolate é um produto tão adorado por muitos, resolvi partilhar um pouquinho do que aprendi hoje na aula, principalmente para aqueles mais curiosos, que gostam de saber como tudo funciona!!

Primeiro um bocadinho de história: não sei se sabem mas o chocolate teve a sua origem com os Astecas, Maias e Incas, na América central. As favas do cacau eram maceradas e originavam uma bebida, o tchocolat, muito diferente do chocolate que conhecemos nos dias de hoje!! Não sei se já tiveram a oportunidade de experimentar um chocolate de 100% de cacau, ou mesmo 90%, é bastante amargo e por tem também um sabor bastante peculiar. Mais tarde os espanhóis acabaram por trazer o chocolate (grãos) para Espanha, para utilizar também da mesma forma!! No entanto, a sua produção foi escondida durante muitos anos, utilizado por poucos, dado a sua raridade, sendo considerada um presente de grande validade na elite espanhola, e mantendo-se um pouco escondido do resto da Europa. Passado cerca de um século, quando a bebida já tinha caído nas graças das classes mais altas, e quando começaram a compreender o seu alto poder energético, apareceu em Barcelona a primeira máquina para triturar, torrar e macerar os graõs de cacau para um produção em massa desta bebida. A partir daqui a industrialização foi sempre a crescer e depressa chegou a toda a Europa. Mais tarde foram compreendendo o cacau, testando outras aplicações e começou a criação do chocolate em tablete, como conhecemos hoje. 

Outro facto importante a ter em conta, é que a planta do chocolate, com o nome de Theobroma Cacao, é muito delicada, exigindo determinadas condições atmosféricas, facto com que esta não possa ser plantada em todo o lado, restringindo-se apenas a certos e determinados locais, na sua maioria tropicais. Contudo existem algumas variedades de cacau, e estes têm também determinadas características, sendo que uns são mais ácidos, outros mais amargos. Por exemplo os grãos de cacau das plantações africanas tem uma sabor mais intenso, enquanto os grãos provenientes de plantações asiáticas são mais suaves. Assim por um cacau, ser proveniente de Madagáscar, da Costa do Marfim ou do Brasil não quer dizer que seja melhor ou pior, apenas que tem determinadas características próprias que podem ser mais apreciadas por uns, e não por outros, Nas fábricas de chocolate o mais comum é misturarem vários tipos de qualidades, equilibrando-os para conseguirem um produto com determinadas características, variando conforme as aplicações a ser utilizado.  

Como esta matéria de chocolate é extensa, eu deixo aqui as origens do mesmo, e em breve surgiram muito mais informações, de certa forma, mais práticas. O que acontece é que não é apenas a planta que é delicada, o produto também sofre do mesmo mal, e são determinados processos e técnicas que temos que conhecer para podermos realizar produtos de boa qualidade. Assim fica aqui apenas o início dos inícios e para os realmente curiosos, aqui ficam dois vídeos que mostram todo o processo do chocolate. Se tiverem um tempinho vale a pena ver!

Espero que gostem e até breve ;)






2 comentários:

  1. Muito bom! E parabéns pelo curso. Acho que estas seriam as minhas aulas preferias :D

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Diogo, ainda bem que alguém gosta ;) Sim, eu também suspeito que estás vão ser as minhas preferidas ;) Mas eu vou contando tudo, podes ficar descansado :D

    ResponderEliminar